segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eleições europeias...


Olá pessoal. Como é do vosso conheçimento, ontem (domingo), foi dia de irmos ás urnas exercer o nosso direito de voto que custou tanto a conquistar mas para a esmagadora maioria dos portugueses isso passa completamente ao lado porque preferem passar um dia de papo para o ar na ronha a dar mais percentagem á abstenção do que cumprir o dever de cidadão português e votante. Nestas eleições europeias o valor da abstenção chegou aos 62%!! valor que não me deixa surpreendido e que ao longo dos tempos tem vindo a ser normal, facto que demonstra o quanto a maioria dos portugueses se interessa pela representação portuguesa na europa, ou seja, abstem-se. E por este facto concreto se percebe que é grave porque isso não é só reflexo de não irem votar mas também de não gastarem nenhum tempo a preocuparem-se com a vida politica do país (também não é a minha onda, mas voto). Por acaso sabiam que um dos "requisitos" para ser Presidente da República é nunca ter deixado de ir votar uma unica vez? (que pena, já não posso ser presidente da república) Ah pois é, para quem quer um dia governar o nosso país, vale a pena pensar nisso. Como já tinha dito antes, eu não sou muito virado para as politicas mas esse facto não me impede de ir votar nem de deixar acompanhar o dia-a-dia do governo do nosso país. Em tantos direitos que nos tiram vamos aproveitar este que ainda temos e que tanto nos custou a ganhar. Com este apelo não tou a fazer campanha politica por ninguém, mas sim por nós próprios e pelo nosso país. Portugal a nivel de estatística (e não só), como sempre, surge no pelotão dos primeiros mas sempre nos assuntos negativos, neste caso da abstenção, como um dos países da europa onde houve mais abstenção. Será que queremos continuar que os outros países da europa oiçam falar do nosso pequeno país somente pelas razões negativas ou por causa do futebol ou algum jogador? Eu sei que é muito dificil mudar de um momento para o outro mas se todos contribuir-mos para o mesmo, remar-mos todos no mesmo sentido, certamente levaremos este "barco" a bom porto para bem de todos. Também sei que a taxa de desmotivação é elevada, devido a vários factores que todos os dias ouvimos nas notícias, mas não podemos deixar que isso influencie as nossas atitudes e nos leve a descurar o sentido de responsabilidade de nos preocupar-mos com os destinos do nosso país. Nas próximas legislativas lá estarei para votar e não fazer parte dos niveis de abstenção, e gostava que tal facto acontecesse com a maioria dos portugueses, mas já sei que vai ser igual, ou pior.

1 comentário:

Inês Viana disse...

Muito bem, gostei gostei, acho bem que tenhas essa opinião agora, visto que ja houve anos em que não vostaste.. Não custa nada, é só ir meter uma cruzinha :P
Ah eu posso ser presidente da republica lol vou.me candidatar ih ih por isso a abstenção vai desaparecer porque vai tudo votar em mim :DDD

Bjs***