quinta-feira, 4 de junho de 2009

O mundo alimenta-se de negativismo....



Olá a todos. Hoje quero partilhar convosco uma notícia que li num jornal á uns dias e que me ficou a "martelar" na cabeça. Essa notícia falava sobre um acto inverso aos dias de hoje, e porquê inverso? Porque é o contrário (infelizmente) do que aconteçe na actualidade. Passo a explicar, era uma notícia sobre a contratação de mais 120 pessoas numa metalurgica perto de Abrantes (Tramagal) que já foi em tempos ícone de construção de viaturas militares marca "Berliet Tramagal", para quem nunca foi á tropa ou nem sequer ouviu falar desta viatura resumo a explicação indicando que é uma viatura 4X4 de grande porte e dificil condução, mas não estou aqui para vos falar de viaturas militares (não agora, mas outro dia) mas sim da malfadada notícia. Muitos estarão a questionar-se porque estou constrangido por saber que uma empresa portuguesa contratou mais 120 trabalhadores para as suas linhas de montagem, e pensam muito bem mas o meu problema não é sobre a boa notícia mas sim sobre a importância da divulgação da boa noticia. Sem ser agora aqui através deste blog algum de vocês teve conheçimento desta notícia? Alguém ouviu ou leu algo nos Media sobre a contratação destes trabalhadores? Não me pareçe, e com estas perguntas quero expôr o ponto negativo a que o mundo chegou que basicamente só se interessa por notícias de impacto negativo.Em vez de notícias como a que acabo de partilhar, certamente todos os dias ouvem e sabem noticias completamente inversas, de mais despedimentos, de empresas que abrem falências, de bancos falidos, etc. Não é preciso ir muito longe, basta ás horas dos noticiários ligar a TV e ver em qualquer canal qual é a notícia de abertura do Telejornal e vão ver que boa é coisa que não é, a não ser que tenha a ver com futebol ou com a distinção do Playboy Cristiano Ronaldo como o melhor engatatão, ups desculpem, melhor jogador do Mundo.
Com toda esta situação ocorrida fico triste por as televisões não darem ênfase a uma pequena notícia, que é uma gota num oceano é verdade, que podia nem que fosse por alguns minutos ser transmissora de esperança de que vamos conseguir resolver toda esta situação que ocorre todos os dias em todo o mundo que se chama "Desemprego" mas que em deterimento de isso preferem mostrar as várias desgraças e tragédias que ocorrem todos os dias em todo o mundo. Aos responsáveis pela metalurgica do Tramagal e ao Diário do Sul um Bem-Haja pelas vossas atitudes profissionais, ás televisões em geral (que aumentam shares de audiência através de desgraças) abram os olhos e partilhem notícias positivas sff, haja moral!

3 comentários:

Inês Viana disse...

Pois é, concordo contigo, as audiências hoje em dia alimentam-se das notícias negativas, a abertura do telejornal passa sempre por aí, ou é isso, ou é futebol, ou politica ou então o BPP, mas se o fazem e se dá audiências é porque as pessoas o vêm, tal como à tarde nos quatro canais portugueses são dão programas de m…. (desculpa a expressão), porquê? Porque é o publico alvo à tarde são as pessoas mais idosas que estão em casa e que gostam desse tipo de programas (sem ofensa ás que não gostam).
Pois é meu amigo, a televisão vive das audiências que o publico lhes dá e ao longo dos anos eles vão fazendo experiências com vários programas para perceberem quais são os que dão mais audiências a determinadas horas. Por isso não podemos culpar só os media, temos que ver o tipo de população que temos neste país!

Beijinhos abraços e muitos palhaços :p

Patrícia disse...

Concordo plenamente contigo... contam-se plos dedos os dias em q os noticiários abrem com notícias positivas... e as coisas estão de tal maneira que estas atitudes passaram para as próprias relações interpessoais. Ou então é ao contrário, sinceramente não sei bem! O que é certo é que desapareceu aquilo que aprendemos na psicologia e que um autor famoso denominou de "reforço positivo". Mas lamentar-mo-nos não resolve nada, pelo contrário! A solução está em fazer alguma coisa para mudar isso, logo, cabe-nos a nós ter atitudes mais positivas perante as adversidades da vida... a começar por mim!

Continua assim,bjinhos,

Pat*

António Castro disse...

eu tambem concordo plenamente como tu me disseste um dia "nao podes so pensar nas coisas mas da tua vida meu tens de te deixar disso a pessas que nao merecem" nao e que tenha muito a ver mas se eu continuasse assim poderia estar a dar em louco mais uma vez obrigado


abç forte amigo