sexta-feira, 5 de junho de 2009

A importância de bem escrever...


Olá. O tema que hoje vou escrever aqui é sobre uma "coisa" muito importante e que de ser tão comum não lhe damos a devida importância. A escrita. Nos dias de hoje e devido ás novas tecnologias e não só, a escrita tem sido transformada em abreviações e sem darmos conta vamos perdendo a noção da palavra bem escrita. Um dos motivos pelo que criei este blog, além dos atrás referidos no primeiro post, passa também pela minha auto-educação no sentido de não deixar a escrita abreviada que utilizamos todos os dias em sms´s e messenger, passar para a escrita propriamente dita nomeadamente escrita á mão e também aqui no blog. Todos os dias enviamos sms´s para muita gente escritos com abreviaturas. E para quê? Para poupar tempo e espaço de escrita na referida mensagem. Mas essa rapidez na grande maioria não é sinónimo de eficiência (já dizia o outro "depressa e bem não ha quem") e nessas centenas de mensagens muitas vezes vão centenas de erros e devido ao quê? Ás abreviaturas e ausência de palavras completas. Esta escrita sem querermos e sem nos apercebermos, especialmente os mais novos, passamos a utiliza-la não só nas situações atrás referidas mas também na escrita á mão propriamente dita. O melhor exemplo chegou-me num mail que uma colega me enviou onde demonstrava um teste de português!!! de um aluno de 9º ano (acho) com as respostas ás perguntas todas escritas em linguagem de sms, ou seja, com palavras abreviadas. Por aqui se vê o quão grave é esta situação nalguns jovens do nosso país (não todos felizmente). Eu próprio tenho dificuldade em evitar essa abreviação de palavras porque nem imaginam o esforço que faço para evitar isso enquanto vos escrevo estas linhas mas é contrariando essa vontade que se consegue atingir o objectivo, ou seja, a escrita correcta. Eu sou utilizador assíduo de telemóvel para mensagens bem como messenger,ou seja, utilizo frequentemente palavras abreviadas, mas sou também defensor permanente da escrita correcta (e peço desculpa ao pessoal que muitas vezes corrijo mas é pelo bem geral ) e acho que hoje em dia na maioria dos jovens não ha muita preocupação pela escrita correcta mas sim rápida. Meus amigos(as), vamos todos fazer um esforço para preservar a nossa escrita correctamente, tentar utilizar a escrita abreviada somente onde se justifica e tentar não deixar este "monstro" levar a melhor. Desde já peço desculpa se neste post surgir algum erro ou abreviatura que não tivesse reparado, mas como todo o ser humano, eu erro e agradeço que me corrijam esse facto.

3 comentários:

Inês Viana disse...

Pois é o facto de terem vindo a aparecer estas novas tecnologias quer do telemóvel quer do Messenger, leva a que muita gente escreva com abreviaturas mas pior ainda com K's e com X’s, acho que isso ainda é pior, porque tal como tu disseste leva a que cada vez os jovens errem mais.
Eu não sou o melhor exemplo de escrever bem pois sempre dei muitos erros, mas tento não o fazer e não escrevo com X’s nem com K’s, e tento abreviar o menos possível nas mensagens.
Há que lutar contra essas manias e tentar escrever o melhor possível. ;)

Beijinhos grandes**

Trengo :P

António Castro disse...

Tu conheces-me e sabes que eu de inicio dava erros devio ao vício de escrever com abreviaturas como tu disses-te mas as vezes ou por estar-mos com presa ou nao sei por exemplo eu antes escrevia assim( eu antex xcrevia axim)

Canguru Solitário disse...

concordo perfeitamente e pior que o exemplo do estudante de 9º ano é um aluno que anda na universidade e não sabe escrever correctamente