quarta-feira, 24 de junho de 2009

Obama - O Presidente desenrascado...

Olá. Nenhum canal televisivo se privou de exibir o episódio, e não estamos só a referir-nos às estações portuguesas. Nada disso. Por esse mundo fora muitas emissoras que transmitiram o breve, mas hilariante momento em que o Presidente Americano Barack Obama interrompe a entrevista que estava a conceder à CNBC (Consumer News and Business Channel) para matar uma irritante mosca que andava a zunir ao seu redor. O estilo descontraído de Obama mais uma vez veio ao de cima, não deixando dúvidas quanto à sua personalidade descontraída e informal, com espírito e gesto perfeitamente sincronizados. Como atrás referi, estava o Presidente dos EUA a conceder uma entrevista à CNBC, quando uma mosca resolveu dar um espectáculo aéreo junto do mesmo, e (como bem sabemos) com aquele ze..ze..ze..ze..ze..ze.. de fazer perder a paciência ao mais calmo. Isto junto da cara, do braço, ou das mãos. E foi esse o grande erro do insecto destemido: pousar na mão esquerda de Obama. O Presidente parou o seu raciocínio, fixou o alvo a abater e com a mão contrária... zás! Era uma vez uma mosca! O jornalista comentou: - logo à primeira! E Barack Obama retorquiu: - Nada mal, pois não! Posto isto levantou-se, puxou de um lenço, apanhou a mosca do chão, foi atirar tudo para um cesto de lixo e voltando ao lugar disse para o entrevistador: - Onde é que nós íamos?
Transportemos agora a cena para o nosso país e imaginemos que qualquer um dos variados políticos ou governante (do mais variado sortido que temos à escolha) se via confrontado com uma cena idêntica à que sucedeu a Obama. O que aconteceria? A personalidade em questão chamava de imediato a sua secretária e esta depois acorreria aos préstimos do chefe de gabinete. A questão seria apenas uma: descobrir se entre os milhares de formulários existentes na lei haveria algum que contemplasse a matéria, e com faculdade de, preenchendo-o devidamente, solicitar superiormente autorização para eliminar uma mosca que invadira território oficial! Aí (e no caso do documento existir) este seguiria a ordem normal. registar-se a saída e entrada do papel nos diversos departamentos onde receberia posteriormente despachos, assinaturas e carimbos. E só na posse dessa autorização a mosca estava tramada e com os dias contados. Só que entretanto ela já marchara para outras paragens.
Se a personalidade em foco e que a mosca tão irritava, não estivesse pelos ajustes e se marimbassse para as autorizações dando-lhe uma palmada e terminando com o episódio, arriscava-se a (pelo menos) duas acusações desagradáveis: acusação de não ter cumprido o que estaria establecido e previsto para o caso e ainda,por parte de associações protectoras de insectos, acusação de mal-tratar animais indefesos.
Finalmente neste século XXI surgiu Barack Obama a dar uma lição singular e de mestre, acerca do que é ser desenrascado. Um bem-haja para o Senhor Presidente, e por acaso o senhor não terá um familiar como você com raízes portuguesas para dar o exemplo como o senhor? Dava jeito... Vamos aguardar que começem a clonar humanos e pode ser que, com sorte, venha uma cópia fiel do destemido Presidente para comandar este barco á deriva que é o nosso país.

1 comentário:

Inês Viana disse...

Tens razão nisso tudo que disseste, mas não falaste do mais importante que aconteceu a seguir, talvez não saibas, mas a protecção dos animais, foi no dia seguinte para os jornais dizer que o Obama matou um animal sem dó nem piedade… como é que eles querem que os levem a sério quando eles dizem que querem defender os animais... enfim... tomem juízo… eu também sou contra os maus-tratos dos animais, mas não abusem...

Beijos