quarta-feira, 10 de junho de 2009

A fonte da Felicidade...



olá a todos. Hoje escrevo-vos este post desde as terras longíquas de Penafiel e com uma paisagem lindíssima do Rio Paiva como pano de fundo, e mesmo com esta paisagem inspiradora não me ocorria nada para escrever até que uma amiga minha me sugeriu o tema acima referido (desde já o meu obrigado por essa ajuda). A felicidade de cada pessoa depende de vários factores, e esses mesmos factores são delineados pelas próprias pessoas. Penso que no geral, a felicidade alcança-se quando os objectivos para esse fim são cruzados, objectivos esses que são algo que a pessoa faz e que se sente bem ao fazê-los e ao mesmo tempo traz felicidade a si própria. Pois bem, vou tentar falar um pouco do que me faz feliz. Acima de qualquer coisa mundana ou pessoa vem sempre Deus porque sem Ele não é possivel haver felicidade visto ser Ele mesmo a fonte de toda a felicidade do mundo. A familia, como sempre, vem de seguida, e apesar de estar neste momento a atravessar uma fase "menos boa" no seio da mesma, ela continua como ponto fulcral da felicidade através de especialmente dos membros mais novos do "Clã", elementos esses que são o futuro da mesma e nos dão a felicidade de os ver crescer ao longo dos anos e a dar continuidade não só á familia mas também, e iconscientemente, á raça humana. Os amigos são imediatamente a seguir á familia, um dos pontos-base da minha felicidade e tenho que agradecer a todos eles muitos momentos de alegria, partilha e convívio que me ajudaram a crescer e que todos os dias me ajudam a tonar no homem que hoje tento ser. Com estes três pontos-base garanto a minha felicidade e tudo o que faço para ser feliz passa irremediavelmente por quaquer dos três. A ajuda ao próximo, o serviço, a partilha de felicidade são outros focos onde obtenho facilmente prazer e a dita felicidade ao fazê-los. Como foi descrito num post anterior aqui no blog (que fala sobre dar-nos aos outros), eu sinto que ao ajudar os outros que necessitam estou dessa forma a transmitir-lhes alguma alegria, esperança e porque não felicidade, já que quando os mesmo recebem esses gestos esboçam sorrisos de satisfação, e com este desfecho, porque não considerar esse acto motivo de felicidade? Eu tenho a certeza, pelo menos para mim, que obtenho felicidade com a felicidade dos que ajudo, dos meus amigos e da minha familia. Obviamente que se Deus nos vê felizes e sempre com Ele, certamente também o é e nós sentimos facilmente a alegria de Deus reflectido nas oferendas com que nos deparamos ao longo da nossa vida e que Lhe agradecemos. A maior oferenda que vem de Deus, é a nossa própria felicidade obtida através da felicidade das pessoas que amamos. E vocês? Onde buscam felicidade? Já pensaram nisso?

2 comentários:

Inês Viana disse...

Hum.. concordo, não ha nada melhor do que ter-mos os amigos e a familia do nosso lado e saber-mos que eles estão la sempre para nos apoiar e ajudar em todos os momentos. E quando ha a tal pessoa aí sim, é tudo muito mais facil de ultrapassar!

Beijinhos e obrigado :)

António Castro disse...

concordo e como ja disse num post meu tu foste muito importande obrigado